O Laboratório de Educação Matemática, situado em Pontal do Araguaia, teve sua origem com as atividades desenvolvidas pela Professora Adarcy Siqueira Paiva Miguez, desde o início do curso de Licenciatura em Matemática da UFMT, no Campus do Araguaia, em 1987. Conhecido como "LEMA", é um ambiente reservado para discussões entre docentes e graduandos em Matemática e onde são realizadas as reuniões do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
A história do LEMA pode ser dividida em quatro fases: uma primeira fase que podemos chamar de "gestação", uma segunda que intitulamos de "nascimento", uma terceira que denominamos de "crescimento" e uma quarta fase que podemos chamar de "maturidade". Em cada uma destas fases é possível destacar pelo menos um professor do curso de Licenciatura em Matemática, que esteve à frente do LEMA, contribuindo significativamente para colocá-lo no patamar que se encontra atualmente. Na primeira fase, ressaltamos o trabalho da Profa. Adarcy, na segunda se destaca a atuação da Profa. Wanderleya, na terceira fase sobressaem-se os esforços da Profa. Márcia e na quarta fase evidenciam-se os vigos dos Professores Admur, Wanderleya e Márcia.
Em 2012, dado o crescimento do LEMA, surgiu a necessidade de criação de um núcleo a fim de gerenciar algumas atividades do laboratório, entre elas, as publicações do "Jornal Integração Docente" e da Revista "Primeiros Escritos em Educação Matemática". Assim, em maio daquele ano, durante uma comemoração ao Dia Nacional da Matemática, com a presença da Magnífica Reitora da UFMT Profa. Maria Lúcia Cavalli Neder, foi instituído o NUPFEM - Núcleo de Pesquisa e Formação em Educação Matemática, órgão que congrega alguns projetos desenvolvidos no LEMA, notadamente as publicações e os projetos de pesquisa. (créditos: http://lemaufmt.wix.com/lema-ufmt-cua)
Nenhum comentário:
Postar um comentário