17 de novembro de 2015

REUNIÃO DO PIBID/CUA/MATEMÁTICA

   Em 16 de novembro de 2015, estiveram presentes quase todos os bolsistas pibidianos (exceto o Lucas Cabral) e tivemos como objetivo discutir o trabalho apresentado por Alex, Maria Carolina e Mariely, cujo título era "Segredo dos Números".
    A cargo de direcionamento da reunião, a professora Irene Montalvão pediu à frente o grupo para mostrar o direcionamento teórico do trabalho, expondo suas compreensões e aprendizados, fazendo intervenções quando necessárias.
     O pibidiano Alex, com o auxílio do Data show, apresenta a dissertação "Segredo dos Números" lendo os pontos importantes destacados pelo grupo e percebeu com os símbolos que poderiam explorar além dos divisores múltiplos e números primos, os conceitos com esse jogo, por exemplo: raízes e potências, fatoração, decomposição, proporção, comparação múltipla e critérios de divisibilidade.
     Em seguida, foi remanejado grupos de quatro pessoas e novamente foi jogado o "Segredo dos Números" com um novo olhar, ampliando assim novos conceitos. Depois da socialização, foram descritas abaixo as seguintes interpretações:

Grupo1: Eles perceberam a forma de explorar potência, raízes quadradas, gráficos através das figuras com seus divisores, através da simbologia (9= dois quadrados vermelhos e 11= um losango laranjado, logo 9*11= 99 e o resultado deste produto seria dois quadrados e um losango), medidas de lados e área.

Grupo 2: Potência, o significado dos símbolos com sua quantidade chegaria a uma potência. Por exemplo, o 27 é representado por 3 bolinhas azuis que vale 3 cada uma, logo 3³=27, assim como figuras diferentes fariam as operações pelo processo de multiplicação das figuras com seus valores na representação.

Grupo 3: Perceberam a fatoração com números primos através das figuras, como exemplo: triângulo elevado a triângulo e quadrado elevado a quadrado.

Legenda:
Grupo1: Sérgio, Divina, Victor, Karynna e Letícia.
Grupo2: Maria, Uallas, Alex e Márcio.
Grupo3: Mariely, Larissa, Samyra e Thaygra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário